segunda-feira, 10 de agosto de 2009

carro + design = kia soul


Escolhi meu futuro carro! Este final de semana fui conhecer o Soul, o novo carro da coreana Kia e adorei. O Soul é definido pela Kia como um crossover urbano, seu desenho mistura o estilo arrojado dos offroads EcoSport e CrossFox, com a irreverência das minivans como o Doblò e o estilo retrô de um Mini Cooper.
Parece uma mistura arriscada, mas não. No Salão Internacional do Automóvel de 2008, o design do Soul alcançou 97% de aprovação e em março de 2009 ainda levou a melhor no Red Dot, um importante prêmio de design na categoria Transporte Automotivo e Caravan.

No site do Kia Soul América, o designer Mike Torpey responsável pelo projeto conta que viajou para a Coréia com o objetivo de criar um novo carro. Durante a noite assistindo um programa sobre javalis ficou fascinado com o animal e fez um primeiro esboço de um javali com uma mochila nas costas. Esse primeiro desenho virou uma inspiração para o Soul: uma mistura da força do javali, com a praticidade de poder ir a qualquer parte com a mochila nas costas.
A partir daí o carro foi ganhando formas juntando um exterior estiloso, linhas contínuas, orgânicas mas geométricas, com um interior funcional e tecnológico, rádio MP3 player com entrada auxiliar para ipod, comandos no volante e visor LCD para marcha à ré no retrovisor.
Seu interior ainda é super bem acabado e cheio de surpresas: bandeja para guardar objetos no porta-malas, gaveta sob o banco do passageiro e um porta-luvas e porta-objetos com o interior todo em vermelho. Fantástico! O conceito deu certo, o Soul é um carro com presença, estilo e muito design.


Para informações técnicas sobre o carro visite o site do
G1.
Para ver a divertida campanha do Soul na América clique no
link.
E se ficou com vontade de comprar um, vá no site da
Kia Brasil.

4 comentários:

  1. Olá Nina!
    Meu nome é Vinícius e estou iniciando meus estudos na área de Design. Em busca de informações, encontrei seu blog. Meu professor comentou na semana passada sobre a questão do modelo do kia soul e agora pude constatar a idía. Bom, seu blog está adicionado em meus favoritos e espero que seus posts sejam constantes pois irei acompanhar. Estou basntante animado com a área de design e espero conseguir encontrar cada vez mais informações de profissionais da área.
    Muito obrigado pela atenção! Valeu!
    Vinícíus. (Design gráfico - 1º semestre FMU-SP)

    ResponderExcluir
  2. Nina, seu blog está cada dia melhor!
    Excelente o texto sobre o Soul, comentei com o seu maridão que a minha mãe também se apaixonou pelo bichinho hehehe.

    Pelo que estou vendo, seu blog já virou referência de blogs de design. Parabéns!

    Beijos,
    Bruno
    http://mansano.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Tambem quero.... achei demais... bjs Paulo Lobo

    ResponderExcluir
  4. oi Vinicius, que bom que vc curtiu o blog! Pode deixar que atualizarei sempre... Boa sorte na profissão!

    ResponderExcluir